Mergulho Literário

wpid-20150703_144138.jpgwpid-20150703_151938.jpgwpid-20150702_161236.jpgimage

          Ao sabor das palavras

                       Wilson Albino Pereira

A pessoa que ainda não “mergulhou” em um livro nem imagina quanta delícia está ao seu alcance. Feliz é quem toma coragem e lê as primeiras linhas. Este há de sentir, no cerne de si, a revelação de outros mundos, outros sentimentos.

Fato é: ler é arriscado demais, falo com conhecimento de causa. Apaixonar-se loucamente por uma personagem é apenas um dos incontáveis riscos ao qual, quem lê, está sujeito. Outro risco são os sustos recorrentes provocados por escritores, estes arteiros que sempre aprontam e, às vezes, quase levam a óbito àquela, que, até então, era o dispositivo que dava corda no coração da gente.

Quando um personagem morre, as mentiras escritas nos livros soam como verdades. Não é vergonhoso admitir que uma ou outra lágrima fujona escapa-nos de verdade por causa das mentiras. Mas quando o escritor consegue reverter o jogo e faz ressuscitar a quem dávamos por finado, há risco de novo choro, porém, de felicidade.

Há comprovações cientificas de que enquanto se lê, ativa-se a memória, mantém-se sob controle a frequência cardíaca, frequência respiratória e alivia-se o estresse. Desde o período ginasial agarrei-me ao conselho dado por minha professora  Tania Soares França Martins – “Leia sempre. Quem lê, promove em si muitas mudanças ”.

7 respostas para “Mergulho Literário”.

  1. Avatar de Ricardo Albino
    Ricardo Albino

    Ler é viajar sem sair do lugar, É compartilhar sentimentos entre quem não fala com a boca e os falantes de som e alma.

    Curtir

  2. O que mais gosto sobre ler livros é que se pode descobrir coisas dentro de si, sentimentos bons ou maus, vontades, sonhos, lugares que nem mesmo imaginamos.
    Bjs!
    http://1pedranocaminho.wordpress.com

    Curtir

  3. Olha só Val… certos livros provocam revoluções na gente. Li “Li o poder do pensamento positivo” do Vicent Peale e me senti muito bem. Li ” Angústia” do Graciano Ramos e custei alguns dias para recuperar o otimismo. Abração.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amei “São Bernardo” do Graciliano Ramos, é um dos meus favoritos. Falo sobre livros, poemas, música no meu blog, dê uma passadinha, se desejar!
    Bjs
    http://1pedranocaminho.wordpress.com

    Curtir

  5. Êêêê Val! Poxa! Seus textos são sensacionais! Li dois gostei demais.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Avatar de Wilson José Pereira
    Wilson José Pereira

    Parar por alguns minutos , segundos , horas, para uma boa leitura, e fazer com isso se torne algo constante no dia a dia , enfim na vida, é incomparavelmente maravilhoso.Um celular te leva em segundos a diversos a diversos lugares mas você não tem a sensação de estar nestes lugares, você apenas se maravilha com aquilo que seus olhos veem, mas ler um livro,você se integra totalmente a leitura, uma viajem, ao mesmo tempo que imaginaria, mas real, no sentido do impacto, que mente, corpo e alma sentem neste momento de leitura.Uma leitura traz experiências maravilhosas, muda atitudes, gera criatividades. traz inspiraçõe, infinitas.

    Curtir

Deixe um comentário