AQUELA PROFESSORA TERÁ O QUE MERECE

image

image

Por Wilson Albino Pereira

A primeira vez que experimentei foi em fevereiro de 1993. Importante frisar que a professora incentivou. “Ela chegou meio que chegando” para a turma e disse:

– Em suas respectivas casas, primeiro escolham e depois sintam.

No princípio a classe ficou assustada, mas, depois veio o alvoroço. Contudo, nada sei dos outros. Só posso falar por mim.

Confesso – não tentei, não pude e nem quis me segurar.
Também não sei ao certo se escolhi ou fui escolhido, mas, ao encontrar o que buscava, usei imediatamente. Entreguei-me ao vício.

Foi como se um portal me puxasse. E, uma vez ingressado naquela outra ‘dimensão’, fome, sede e sono deixavam de existir.

Opa! Pensou que a professora ofertara substâncias ilícitas, néh ??? ERROU!!! Ela apresentou-nos a boa literatura.

Por meu gosto escolhi “Alexandre e os Outros Heróis”, uma adaptação do folclore realizada por Graciliano Ramos.
Sem violência ou imposição, Tania também trouxe “Vivendo o Amor”, escrito por Marlene Del Guerra, e, por fim, “O Diário de Ana Cristina”, de José Carlos Leal.

No ano seguinte, 1994, ela apresentou-nos “O Seminarista” de Bernardo Guimarães, posteriormente foi a vez de “Mar Morto”, do escritor Jorge Amado. Já, no terceiro bimestre lemos “Vidas Secas”, e, por fim, “Memórias do Cárcere”, ambos de Graciliano Ramos.   

Desde aquela época meu amor pela leitura só aumenta… Por exemplo, hoje, domingo, 7 de fevereiro de 2016 acabei de ler “Ciranda de Pedra”. Um livro que foi escrito por Lygia Fagundes Telles e que aborda temas como traição, loucura e crise existencial de um modo bem humanista.

Na semana passada li “O Estrangeiro”, outra joia literária que, entre outras coisas, também trata deste mar revolto de mistérios chamado ser humano.

Já, na semana antecedente, li do escritor Hermann Hesse, “Demian”, um romance transbordante de provocações.

P.S:. Tania Soares França Martins sempre terá o que merece. Em outra palavras, ela merece todo o respeito, as devidas honrarias e, os meus mais sinceros agradecimentos porque lançou as sementes literárias que germinaram em minha alma sedenta por leitura.
     

Publicado do WordPress para Android

3 respostas para “AQUELA PROFESSORA TERÁ O QUE MERECE”.

  1. Os livros são a nossa maior riqueza! Belo texto, parabéns!

    Curtir

  2. Ler nos faz viajar sem sair do lugar e ao mesmo tempo nos dá vontade de através dela novas histórias poder contar

    Curtir

Deixe um comentário